A prevenção primária do Câncer do Colo do Útero está relacionada à diminuição do risco de contágio.

2021-03-30

Mesmo estando no fim do mês de Março a campanha Março Lilás ainda segue firme e com o objetivo de conscientizar a população sobre a atenção e combate ao Câncer de Colo Uterino. Estar consciente é o primeiro passo para a manutenção da sua saúde mulher jucatiense.

A prevenção primária do Câncer do Colo do Útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A transmissão da infecção ocorre por via sexual, presumidamente por meio de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital.

Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.

O exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico precoce da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. Sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento. Em caso de algum tipo de sintoma que se assemelhe ao câncer uterino, dirija-se a um profissional do segmento o mais rápido possível. Tratar precocemente pode te salvar.