CURIOSIDADE

 

 

 

Na Produção da Mandioca/Farinha...

 

Existem no município de Jucati, na área urbana 09 casas de farinhas que fornecem empregos em média a 50 família cada uma; existe também várias casas de farinhas na área rural com a produção destinada ao consumo familiar o plantil de mandioca no município abrange uma área de 2.400 hectares, com uma produção anual de 12.000 Quilos por hectares.

Os tipos de farinhas são: passada ou quebradinha e comum.
A farinha é comercializada na região do agreste, nas demais regiões do estado de Pernambuco em Alagoas e Sergipe. 

           

 

Na História de Jucati...

Santa Terezinha chegou em Jucati aos 03 de Maio de 1931 às 9h em procissão vinda de São Pedro de Garanhuns (a procissão fez todo percurso a pé e cantando).
Aos 17 de Fevereiro de 1929 foi a 1º feira livre de Ouricuri (Jucati) em baixo de um pé de mulungú.
No dia 24 de novembro de 1931 foi a 1º Festa de Santa Terezinha que encerrou aos 03 de Dezembro do mesmo ano com a participação da Banda de Musica Novo Século da cidade de Garanhuns.
A Igreja de Santa Terezinha começou a ser construída aos 11 de março de 1954.
Devido a falta d’água as roupas eram lavadas no sítio genipapo que fica hoje próximo ao Neves.
Porque Santa Terezinha?: A Santa foi doada por Nomeriano Moreira de Melo, filho do lugar, através de devoção devido a falta d’água no lugar. A festa realiza-se em janeiro devido a uma forte seca em nossa região no período de festividades, onde foi decidido o adiamento para dezembro e depois para Janeiro, a partir dessa festa Jucati não iria sofrer por fortes falta d’água.